quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Como se preparar para a Black Friday

 

Quando o mês de novembro se aproxima já pensamos logo em Black Friday. Afinal se trata do dia mais aguardado, para realizar compras e aproveitar ofertas, em todo o planeta. Mas o que é a Black Friday e onde ela surgiu?

Originalmente o termo nasceu nos EUA, mais precisamente na década de 90, na Filadélfia. Relatos da época afirmam que a polícia local chamava de Black Friday, o dia após o feriado de ação de graças. Onde oficialmente as vendas para o Natal se iniciavam.  Entretanto, outros relatos contam que o termo surgiu bem antes, em 1975. Os principais jornais do país na época, publicavam artigos mostrando a loucura que tomava conta da cidade no decorrer da data. 



Anos depois com o avanço da tecnologia, o termo foi utilizado para designar o período de maior faturamento por parte do comércio. Tornando assim a data mais simbólica para o varejo em todo mundo.


Black Friday no Brasil 

A primeira Black Friday no Brasil, diferente dos EUA, surgiu em novembro de 2010. Lojas de todo território nacional se reuniram para popularizar o evento e difundir a data. Foi um marco para o país, pois fortificou o que anos depois, viria a ser base para vendas e avanços tecnológicos. Ou seja, o nosso famoso E-commerce.

Desde 2013, essa data tornou-se fundamental para o comércio Online, batendo recordes de vendas e interações entre varejistas e clientes. Em 2014, somente na internet, a data bateu recorde de vendas, chegando a quase R$ 1 milhão e meio de faturamento durante o período.



No Brasil, assim como nos EUA, a Black Friday, acontece na Sexta-feira da última semana do mês, neste ano em particular, no dia 27/11. Porém o comércio a fim de potencializar seus lucros, antecipa esta data, com promoções no começo do mês e dias depois do evento, como é o caso da Cyber Monday, um evento que também já se popularizou por aqui. 




Black Friday ou Black Fraude? 

Com a consolidação da Black Friday no Brasil, outras particularidades também ganharam notoriedade, no caso as fraudes. Sabendo como o evento movimenta o hábito dos consumidores, alguns comerciantes aproveitam a oportunidade e elevam o preço de seus produtos antes da Black Friday acontecer, anunciando assim, um valor mais baixo em determinados produtos no dia do evento.

Tal “estratégia” acabou gerando desconfiança por parte dos consumidores, passando assim a chamar atenção de órgãos de proteção como o Procon, que por consequência de tais atos, decidiu monitorar a Black Friday de forma mais contundente. 




Atualmente outras entidades passaram a fiscalizar mais ativamente a Black Friday, como no caso do Reclame Aqui, que fornece aos usuários a oportunidade de conferir a reputação das empresas envolvidas, além de denunciar práticas ilegais durante essas promoções. 

Existem também sites específicos que listam anunciantes irregulares (aqueles que não atendem os requisitos do código de ética e defesa do consumidor), protegendo assim, seu dinheiro e valorizando sua experiência de compra. Vale a pena ficar atento a esses protetores do comércio online. 


E para o Lojista , como potencializar suas vendas durante esse período ?

A Black Friday para o lojista, representa o período ideal para atingir um lucro considerável mesmo reduzindo seus preços. Trata-se de uma série de estratégias e posicionamentos que impactam diretamente o consumidor gerando um retorno positivo durante o evento.

Elencamos alguns posicionamentos essenciais para otimizar suas vendas. Confira.


1-     Planejamento 


Por ser uma data muito específica para o varejo, muitos clientes podem estar realizando a compra pela primeira vez, por isso otimize seu negócio, desenhe sua estratégia: evidencie preços, decida quais produtos oferecer desconto, amplie sua forma de divulgação. 


2 - Ambiente digital


   Hoje as redes sociais correspondem a um número significativo de vendas, na Black Friday, esse número atinge ainda mais pessoas. Aproveite o evento para promover conteúdo com relação a suas promoções ou produtos. Lives, postagens e Stories geram mais engajamento e convertem mais vendas. 
     

    3 -  Desperte desejo


    Como a Black Friday acontece na última semana de novembro, antecedendo o período de compras antes do  Natal, acompanhar a evolução do seu público acaba se tornando uma tarefa mais fácil. Ofereça produtos que atendam uma necessidade, que sejam o diferencial da sua loja e fidelize novos clientes. Não utilize o evento em si, apenas para limpar seu estoque de meses anteriores.




4 -  Estoque


    Como é uma época em que a procura se torna massiva (frequente), garantir uma reposição dos seus produtos e poder distribuir para mais clientes é fundamental para você fidelizar sua clientela e vender ainda mais. 

5-  Descontos Fake 


    Como já destacamos no texto, o Brasil ganhou o apelido de “Black fraude”, justamente por oferecer descontos falsos aos produtos veiculados na data. Não cometa esse erro, ofereça descontos relevantes  e que atendam uma demanda não prejudicando o seu negócio. 




Por falar em produtos, o site da Nipocenter possui a maior variedade de itens em utilidades domésticas, organização e decoração. Além de outras categorias fantásticas e indispensáveis. 

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E você já está preparado para esta Black Friday? Conte para nós aqui nos comentários  😉








 



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