Quando o mês de novembro se aproxima já pensamos logo em Black Friday. Afinal se trata do dia mais aguardado, para realizar compras e aproveitar ofertas, em todo o planeta. Mas o que é a Black Friday e onde ela surgiu?
Originalmente o termo nasceu nos
EUA, mais precisamente na década de 90, na Filadélfia. Relatos da época afirmam
que a polícia local chamava de Black Friday, o dia após o feriado de ação de graças. Onde oficialmente as vendas para o Natal se iniciavam. Entretanto, outros relatos contam que o termo
surgiu bem antes, em 1975. Os principais jornais do país na época, publicavam
artigos mostrando a loucura que tomava conta da cidade no decorrer da data.
Anos depois com o avanço da tecnologia, o termo foi utilizado para designar o período de maior faturamento por parte do comércio. Tornando assim a data mais simbólica para o varejo em todo mundo.
Black Friday no Brasil
A primeira Black Friday no
Brasil, diferente dos EUA, surgiu em novembro de 2010. Lojas de todo território nacional se
reuniram para popularizar o evento e difundir a data. Foi um marco para o país,
pois fortificou o que anos depois, viria a ser base para vendas e avanços
tecnológicos. Ou seja, o nosso famoso E-commerce.
Desde 2013, essa data tornou-se fundamental para o comércio Online, batendo recordes de vendas e interações entre varejistas e clientes. Em 2014, somente na internet, a data bateu recorde de vendas, chegando a quase R$ 1 milhão e meio de faturamento durante o período.
No Brasil, assim como nos EUA, a
Black Friday, acontece na Sexta-feira da última semana do mês, neste ano em
particular, no dia 27/11. Porém o comércio a fim de potencializar seus lucros,
antecipa esta data, com promoções no começo do mês e dias depois do evento,
como é o caso da Cyber Monday, um evento que também já se popularizou
por aqui.
Black Friday ou Black Fraude?
Com a consolidação da Black Friday no Brasil, outras particularidades também ganharam notoriedade, no caso as fraudes. Sabendo como o evento movimenta o hábito dos consumidores, alguns comerciantes aproveitam a oportunidade e elevam o preço de seus produtos antes da Black Friday acontecer, anunciando assim, um valor mais baixo em determinados produtos no dia do evento.
Tal “estratégia” acabou gerando desconfiança por parte dos consumidores, passando assim a chamar atenção de órgãos de proteção como o Procon, que por consequência de tais atos, decidiu monitorar a Black Friday de forma mais contundente.
Atualmente outras entidades passaram a fiscalizar mais ativamente a Black Friday, como no caso do Reclame Aqui, que fornece aos usuários a oportunidade de conferir a reputação das empresas envolvidas, além de denunciar práticas ilegais durante essas promoções.
Existem também sites específicos
que listam anunciantes irregulares (aqueles que não atendem os requisitos do
código de ética e defesa do consumidor), protegendo assim, seu dinheiro e
valorizando sua experiência de compra. Vale a pena ficar atento a esses
protetores do comércio online.
E para o Lojista , como potencializar suas vendas durante esse período ?
A Black Friday para o lojista, representa o período ideal para atingir um lucro considerável mesmo reduzindo seus preços. Trata-se de uma série de estratégias e posicionamentos que impactam diretamente o consumidor gerando um retorno positivo durante o evento.
Elencamos alguns posicionamentos essenciais para otimizar suas vendas. Confira.
1- Planejamento
2 - Ambiente digital
3 - Desperte desejo
4 - Estoque
5- Descontos Fake
Por falar em produtos, o site da Nipocenter possui a maior variedade de itens em utilidades domésticas, organização e decoração. Além de outras categorias fantásticas e indispensáveis.
Acesse nosso
site e otimize a sua Black Friday.
E você já está
preparado para esta Black Friday? Conte para nós aqui nos comentários 😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário