quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Halloween o Nosso Famoso "Dia das bruxas" - Origem, Curiosidades e o impacto Econômico.

 

O Halloween surgiu em meados do século XIV, historiadores afirmam que sua origem no período da idade média, teve forte relação com as culturas celtas (Irlandeses, Escoceses e Galeses), onde a cristianização tinha forte predominância na Europa. 

A igreja católica na época, necessitava colonizar as culturas que tinham raízes pagãs e como método realizavam, festividades nas mesmas datas em que festas não-cristãs aconteciam.



Esses eventos deram origens a diversas festividades, em sua maioria, celebrações aos mortos , que em determinados povos variavam entre o fim de outubro (30) e o começo de novembro (02). Por uma série de fatores e crenças e por intervenção da própria igreja católica a data se popularizou no dia 31/10,  como uma celebração a todos os santos (contemplando as festividades de todas as culturas envolvidas na época, porém com a tutela da igreja).

Outro fator que culminou na disseminação do Halloween foi por consequência da grande fome, um marco em meados do século XIX, que afetou diretamente a Irlanda, levando uma parcela da sua população (aproximadamente 1 milhão de pessoas) a migrar para um novo continente, no caso os EUA. A vinda desses imigrantes corroborou para que a festa de Halloween, ganhasse mais notoriedade e ainda mais variações dentro do solo norte americano.



Tais variações tornaram-se fundamentais para que a tradição do Halloween fosse mais assimilada e difundida em todo território americano. Se fantasiar, utilizar aboboras como lanternas, além de pedir doces nas portas das casas, passaram a ser ícones dessa festividade e mudar o cenário econômico durante o período.



Em relação à economia, atualmente o Halloween, movimenta diversos setores. Nos EUA, agricultores e grandes comerciantes maximizam seus lucros em virtude da demanda ocasionada pela data.

Por ser popularmente conhecida, a festa nos EUA começou a ser incluída no calendário de diversos países, em alguns com certas derivações, entretanto mantendo as particularidades americanas e irlandesas.


Travessuras ou gostosuras? 

No Brasil, o Halloween é popularmente conhecido como o Dia das Bruxas , onde o comércio foca as suas estratégias em produtos e acessórios que integrem essa festividade e contemplem a data como um todo. 

Eventualmente, a procura por fantasias e itens relacionados, tem movimentado o comércio no Brasil, principalmente na região metropolitana de São Paulo. A região do centro em específico contém o maior índice de visitação e vendas nesse período que antecede o Halloween. Lojistas vão à procura de máscaras,chapéus e capas, além de acessórios para decoração. Estes itens são indispensáveis na sua festa de Halloween e os mais procurados aqui na Nipocenter.  

As festas sazonais movimentam bastante a economia, pois o fator lúdico e todo tradicionalismo envolvido nas datas, despertam o desejo nas pessoas em pertencer a um movimento ou uma celebração coletiva. Em contrapartida o comércio se fortalece beneficiando lojistas a continuarem alavancando seus negócios mesmos em períodos difíceis.



Halloween na pandemia

Por conta da pandemia envolvendo o novo Coronavírus (covid19), o Halloween ganhou uma nova abordagem nesse nosso novo normal. 

Nos EUA, onde o Halloween é fortemente celebrado, algumas medidas estão sendo adotadas, principalmente pelos órgãos de saúde. Comunicados e propagandas orientando as pessoas a não realizarem aglomerações e evitar que as crianças visitem casas pedindo doces, como é da tradição, estão sendo veiculadas nas mídias como forma de prevenção e conscientização.  

Em virtude desta realidade, algumas famílias estão se reinventando e inovando, ao colocar os doces e guloseimas em sacolas, deixando em frente as suas casas para evitar o risco de contágio.

O ambiente familiar trouxe também criatividade e mais interação, decorações e enfeites, para trazer a atmosfera do Halloween, acabaram se tornando essenciais neste período. Elaborar vídeos utilizando a temática de terror, envolver as crianças na criação, com fantasias e histórias, além de quebrar este fator negativo da pandemia, agrega para a tradição da data.

 


E você o que planejou para o seu Halloween?

Conte para a gente aqui nos comentários. 😉

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo o que você precisa saber sobre a Retomada das Aulas neste Final de Ano

  A Retomada das Atividades Escolares é algo que ao longo da pandemia (COVID19) , gerou muitos conflitos e dúvidas. Pais, alunos e professo...