quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Como otimizar suas vendas na Semana do Cliente: Dicas e práticas indispensáveis.



A semana do cliente acabou virando um marco para o comércio, ela antecede a Black Friday (Período de maior aquecimento virtual dentro do comércio eletrônico) e acaba sendo parâmetro para o crescimento econômico no período.

Vários comerciantes se adequam a esta realidade, otimizando seus serviços, além de disponibilizar ofertas exclusivas para seus clientes, fidelizando ainda mais o vínculo e promovendo sua marca de forma mais consistente.

O comércio atacadista tem olhado para este fenômeno de consumo com outros olhos, pois o comportamento do consumidor mudou. Estamos vivendo um “novo normal” em virtude da pandemia (COVID-19), o que acarretou um alto consumo pela internet, além de novos hábitos em compras físicas.


A semana do cliente para a Nipocenter é um período de mais interação, pois nosso site, agora com um visual mais otimizado, possui também, um Mix de novos produtos com uma experiência de compra fantástica.

E falando de cliente, adotar simples práticas não somente nesse período, mas ao longo de todo processo (loja-cliente) faz toda diferença, afinal a venda só se torna única se for algo que supere as expectativas, principalmente para ambos os lados. Pensando neste proposito elencamos algumas práticas que são essenciais para fortalecer essa relação. 




Qual é o segredo para vender mais? Não há segredos, apenas a atitude de pensar primeiramente no cliente, um bom atendimento oferecendo uma experiência de compra positiva é fundamental para vender mais. E lembre-se, um cliente satisfeito é fiel e volta, além de indicar para amigos e familiares compartilhando boas referências sobre a sua loja. Uma maneira de sua loja se diferenciar é oferecendo um atendimento de excelência.


A primeira venda é o início do ciclo.



Ao entrar na loja, receba o cliente com um sorriso de alegria, transmita toda a felicidade ao cumprimenta-lo: BOM DIA!

Que tal oferecer uma cesta de compras como “uma deixa”. Pergunte o nome dele, chamá-lo pelo nome torna o atendimento ainda mais pessoal e personalizado!

Faça perguntas mais abertas, em geral elas começam com:

“O que”; “Quem”; “Quando”; “Como”; “Onde”; “Por que”.
Dessa forma você irá criar um diálogo com o cliente. Alguns exemplos:
- Já conhece a nossa loja? Como chegou até nós?
- Você mora por aqui? Qual o bairro?
- Conte-me um pouco sobre a utilidade deste produto no seu dia-a-dia”
- O que você já fez para tentar resolver esse problema?
- Com quais cores ou modelos você mais se identifica?
- Qual a sua opinião quanto a utilidade deste produto?


Ouça-o. E coloque-se no lugar do cliente.





Tomar cuidado para não ser invasivo e deixa-lo desconfortável. Ninguém gosta de ser atendido por alguém que quer vender a todo custo, sem sequer ouvir.

Ouvir e perceber se o cliente está confortável com a situação é muito importante perceber os sinais. Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele procura. É nesse momento que você irá descobrir qual a necessidade do seu cliente, afinal a necessidade dele, são as suas prioridades neste momento. 



Ficará mais fácil de diagnosticar as “dores do cliente” e encontrar a solução para o que ele procura. Vai te ajudar a construir um relacionamento, além de aprender mais sobre o seu cliente, agregar valor à venda, e não perdê-lo para a concorrência.


Um vendedor bem treinado vende muito mais e faz toda a diferença!




Trabalhar com vendas ou estar na linha de frente com o cliente, é comum acontecer certas situações de encontrar algum produto que você não saiba para que serve ou como funciona.
Evite dizer: EU NÃO SEI...... Um bom vendedor não espera o cliente perguntar para ir atrás da informação.

Se você tem dúvidas sobre a funcionalidade de algum produto, pesquise na internet, pergunte para o responsável das compras ou para o fornecedor. Conhecendo mais sobre o produto, você ainda vai ter mais argumentos, demonstrando que realmente entende sobre o item que está vendendo.

Não finalize uma venda perguntando: É SÓ ISSO MESMO?
Esta frase desvaloriza o produto que o cliente está comprando.
Substitua por: DESEJA MAIS ALGUMA COISA?

Ou seja, utilize uma frase que incentive seu cliente a continuar comprando. Para um vendedor, a venda adicional é muito importante na hora da venda, ela ajuda a aumentar o valor do ticket de compras, além de bater sua meta e potencializar a sua comissão nas vendas.




Faça um bom atendimento, amigável, honesto e sempre focado na satisfação. Ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua loja pode ter. Ao contrário, um cliente insatisfeito pode denegrir negativamente a imagem da sua loja.

Não se esqueça de acompanhar seu cliente até a porta e finalizar a venda convidando para que ele retorne!! Lembre-se, quando se finaliza uma venda não é o fim do ciclo, e sim o início do ciclo!
Um cliente satisfeito sempre volta!

Nosso Site está de cara nova, mais otimizado, com mais variedades em produtos, além de uma experiência de compra online surpreendente. Visite nosso site e confira.  😉

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