terça-feira, 20 de outubro de 2020

A Cultura Geek e Seu Poder de Consumo

 

Estilo de vida, tendência, comportamento, cultura. O termo Geek, que antigamente era associado aos Nerds e sua forma de se expressar, hoje em dia, ganhou uma nova abordagem.

A sociedade atual e as novas tecnologias foram fatores preponderantes para a evolução dessa cultura e principalmente para a difusão e representatividade desse estilo.

Outro ponto a destacar é o hábito de consumo desse grupo e a forma em que ditam tendências, hoje a cultura Geek, já é sinônimo de vendas e lucro, para grandes marcas e lojistas.




Mas o que é a Cultura Geek? 

Para responder essa pergunta, temos que voltar a década de 90, onde o mundo dos games e da informática estavam em grande ascensão. Por consequência deste impacto, um novo grupo de indivíduos também estavam surgindo. Os famosos Nerds.

Eram rotulados pela sociedade da época, como pessoas viciadas em tecnologia, altamente inteligentes, porem tímidas e sem vida social. Essas características marcaram esse grupo, entretanto, com o passar dos anos e a evolução da própria tecnologia, mais pessoas passaram a se interessar por assuntos que até então eram particulares aos Nerds, fortalecendo essa tribo e modificando esse rotulo.  




Surgiram então os Geeks, popularmente falando, indivíduos viciados em novas tecnologias, com interesses em diversas áreas: entretenimento, games, livros, filmes e a cultura Pop no geral. Todavia, o fator social é o que marca esse estilo, por ser algo crescente, mais pessoas aderiram essa cultura, transformando as relações e popularizando ainda mais o movimento.

Esse grupo evoluiu e passou a se tornar um estilo de vida, mais pessoas se identificaram como Geeks, gerando aceitação e impacto, pois o estilo se tornou próprio e marcante. Dentro deste universo existem divisões, ou seja, diferentes tipos de Geeks, o que nos leva a entender o quanto essa tribo se desenvolveu e se fortaleceu. 



Os tipos de Geeks são encontrados em diversos universos: Games, filmes, Mangás (história em quadrinhos orientais), computadores, aplicativos, séries de Tv e música.




 Os tipos de Geeks

Gamers

São indivíduos que sabem tudo sobre o universo dos jogos, dos consoles e tudo que envolve este mercado: Lançamentos de jogos, plataformas e principais tendências. São facilmente identificados por usarem roupas e acessórios que tem relação direta com games e personagens.




Computers

Aficionados por computadores e supercomputadores, possuem o constante desejo em ter os melhores equipamentos, acessórios de última geração, processadores incríveis e conhecem tudo sobre este universo. 



Animes e Mangás 

A maior comunidade Geek se encontra neste perfil, são entusiastas de desenhos e quadrinhos japoneses. Geralmente em eventos voltados para essa finalidade, se vestem como seus personagens favoritos, caracterizando assim o famoso Cosplay. E por falar em fantasias, nossas novidades de Halloween estão fantásticas. Saiba mais na nossa categoria sazonal




Filmes e Séries

Graças ao aumento de plataformas online (Netflix, Amazon prime, Disney+), um novo perfil se originou, viciados em séries e conteúdos digitais, vivem “maratonando” e sempre atentos a novos lançamentos.


Rockers

São os fãs de rock/heavy metal, se vestem com camisas de suas bandas favoritas, gostam de usar roupas pretas para se associar com o estilo musical e assim gerar uma auto identificação. São especialistas, sabem tudo sobre suas bandas favoritas: álbuns, músicas, perfis dos cantores e as respectivas turnês.  




Em relação ao hábito de consumo desses grupos, o impacto econômico se torna relevante, pois além de ditarem tendência, modificam o comportamento das pessoas no geral.

Grandes marcas acompanham esse processo, ao se beneficiarem com produtos exclusivos e marketing, voltado ao entretenimento e vendas. 

Itens diversos fazem parte do Mix de consumo desses grupos: canecas, copos personalizados e acessórios no geral, possuem o maior apelo e geram maior procura. Na Nipocenter você encontra categorias incríveis com esses produtos.


Geeks x Nerds

Como abordamos ao longo do texto, a cultura Geek é proveniente da cultura Nerd, contudo, possuem diferenças que são fundamentais na divisão dessas tribos.

Os Nerds, assim classificados, são mais técnicos, são do campo da ciência, de estudos científicos e teorias. Enquanto os Geeks são embasados na cultura, tem a vida social mais aberta e gostam de estar em evidência.

Graças a evolução da tecnologia, aplicativos e smartphones, acabamos nos tornando um pouco Geek, seja por consumo ou por identificação. Estamos diretamente ligados a esse processo. 


E você ? Se considera Geek ? Tem afinidade com algum grupo ? 

Conte para nós aqui nos comentários. 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo o que você precisa saber sobre a Retomada das Aulas neste Final de Ano

  A Retomada das Atividades Escolares é algo que ao longo da pandemia (COVID19) , gerou muitos conflitos e dúvidas. Pais, alunos e professo...