Temos o costume de dizer que toda crise gera uma oportunidade, empreender dentro desse contexto faz todo sentido.
Por consequência da pandemia relacionada a COVID19 e
com o aumento da taxa de desemprego, a necessidade das pessoas passou a ser, buscar alternativas para continuar gerando renda e se manter estabilizado durante esse novo
normal.
Seria essa a oportunidade perfeita para também tirar uma
ideia do papel e ingressar de vez no mercado do empreendedorismo.
Empreender significa implementar algo, desde novos negócios
ou mudanças em um cenário já existente. Envolve inovação e arrojo, pois os
riscos estão diretamente ligados a este processo.
Identificar problemas e oportunidades, criando soluções e
recursos, no desenvolvimento de algo, faz com que o empreendedor se torne um indivíduo
fora do comum, mas dentro deste cenário atual, indispensável.
Entretanto, empreender no brasil não é uma tarefa tão fácil,
pois esta vinculada ao nosso comportamento social e as nossas características
como um todo.
E como reconhecemos um verdadeiro empreendedor?
Biologicamente não nascemos com a alma empreendedora, pois
cada individuo possui uma personalidade própria, algo que o define. Porém
outras características são aprimoradas ao longo do tempo, seja por experiências
vividas ou por tentativas diversas (erros e acertos).
Esse Mix de referências e experiências acabam moldando o
perfil do empreendedor e o definindo dentro do ambiente mercadológico.
Otimismo, autoconfiança, coragem, persistência, resiliência, visão. Essas características em específico definem bem o que um perfil empreendedor precisa ter. Vamos destrinchar um pouco elas:
Otimismo
Ser otimista é acreditar na realização de algo, popularmente
falando é manter a fé acima de tudo. Acreditar no melhor independentemente da
situação, pautado na segurança e no controle dos seus riscos e iniciativas.
Autoconfiança
Tem uma relação com o tópico acima, pois confiar em si mesmo
já é determinante para ser otimista. Com uma leve diferença: valorizar suas
ideias e defender suas opiniões e argumentos. Neste caso o risco acaba sendo
algo calculado.
Coragem
Para arriscar, para implementar, para fazer acontecer. Sem
coragem o sucesso não acontece. Neste conceito, a falha existe, mas não
determina o próximo passo.
Visão
Enxergar o problema ou impacto de uma ação, reduz
significativamente as perdas no decorrer do processo, além de contribuir para
desenvolver mais ideias e explorar diferentes alternativas para o sucesso.
Persistência e resiliência
As adversidades existem para fazer o empreendedor enxergar sua real capacidade, se adaptar as mudanças e acreditar na realização de algo, contribui para evolução não só do negócio, mas também do perfil deste profissional.
Passando a limpo essas características, vamos agora falar da
implementação de um projeto, afinal ter uma ideia sem um planejamento, além de
potencialmente dar errado, impacta diretamente na relação que você deseja
construir, seja com sua marca, loja ou modelo de negócio.
Tenha em mente, algumas diretrizes para que o seu processo de
empreendedorismo não se torne algo frustrante ou desastroso. Um planejamento
otimizado segue algumas etapas: Segmento da sua atividade, ter um diferencial
competitivo com relação a sua concorrência, saber medir/mensurar seu
crescimento e o momento do seu negócio, além de contar com um suporte para direcionar
suas iniciativas e investimentos.
No portal do Sebrae, alguns especialistas dão
dicas incríveis de como empreender e ter o seu próprio negócio.
COVID E NOVOS CAMINHOS
A pandemia relacionada ao novo Coronavírus, afetou
drasticamente a economia global, a consequência foi o fechamento de muitas
empresas e um índice de desemprego elevado. Muitos empresários e investidores, se
adaptaram a essa realidade e otimizaram seus investimentos.
Outros optaram por abrir novos negócios visando
oportunidades que a própria crise gerou, é o caso de Freelancers, onde a
prestação de serviços passou a ser fundamental. Em virtude desse novo normal, o
relacionamento com o cliente acabou se tornando peça-chave para alavancar vendas e
potencializar os lucros.
Outro serviço que passou a ter um destaque foi o de entregas,
o famoso Delivery, a necessidade das pessoas continuou a mesma, alimentação,
bebidas, produtos de diversas categoriais, enfim, itens diversos e de
necessidades básicas. Muitos microempreendedores surgiram em prol deste
formato. Seja na parte logística ou criando a demanda.
As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, modificando
principalmente o seu hábito de consumo, realizando diversas atividades para
fugir de certa forma do isolamento social.
Itens de decoração tiveram uma procura enorme, a necessidade
de redecorar o lar, levou a dona de casa a se reinventar. Assim como
desenvolver novas habilidades, principalmente na área da culinária, ou para novos negócios. Mediante a isso, itens de culinária tiveram uma
grande procura neste período.
Lojista, por falar em decoração e cozinha, na Nipocenter
você encontra excelentes opções e variedades em produtos e itens. Confira no nosso site.
VENDAS EM AMBIENTE DIGITAL
O empreendedorismo digital ganhou força também nesta época,
aonde lojas fecharam portas, celulares e computadores ganharam clientes. As
vendas pela internet tiveram um aumento considerável nesta pandemia. A necessidade
de mudar o modelo de negócio e continuar atingindo o público, fez com que
empresários e microempresários otimizassem suas vendas através de canais
digitais.
Hoje o cliente está em diversos pontos de venda, seja Offline
ou Online, o E-commerce (comércio digital) virou sinônimo de resultado e graças
ao avanço da tecnologia, aliado a segurança e o conforto, passaram a ser um divisor
nessa nova forma de consumo e conquistar novos clientes.
Compras a um clique e toda experiência que uma plataforma
digital oferece, beneficiou lojistas e empreendedores a continuar abastecendo sua clientela e não sentir tão diretamente os impactos dessa crise
econômica.
Lembre-se: Mesmo em ambiente digital um bom planejamento se
faz necessário, afinal impactar um cliente online é uma tarefa que demanda atenção
e cuidado. O cliente digital precisa ter a confiança sobre o que você está
oferecendo, para que o relacionamento se consolide e acabe virando algo
constante dentro desse novo hábito.
Empreender na pandemia é uma tarefa difícil, mas não
impossível. Afinal como foi dito no início do texto, as crises geram
oportunidades. As oportunidades por consequência alimentam os negócios e
continuam aquecendo a economia.
E você, o que tem feito para mudar o seu cenário nesta época
de crise?
Conte para nós aqui nos comentários. 😉
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