terça-feira, 13 de outubro de 2020

O Empreendedorismo Na Pandemia: Como se Adaptar e se Reinventar Nesse Período.

 

Temos o costume de dizer que toda crise gera uma oportunidade, empreender dentro desse contexto faz todo sentido.

Por consequência da pandemia relacionada a COVID19 e com o aumento da taxa de desemprego, a necessidade das pessoas passou a ser, buscar alternativas para continuar gerando renda e se manter estabilizado durante esse novo normal.

Seria essa a oportunidade perfeita para também tirar uma ideia do papel e ingressar de vez no mercado do empreendedorismo.

Empreender significa implementar algo, desde novos negócios ou mudanças em um cenário já existente. Envolve inovação e arrojo, pois os riscos estão diretamente ligados a este processo.



Identificar problemas e oportunidades, criando soluções e recursos, no desenvolvimento de algo, faz com que o empreendedor se torne um indivíduo fora do comum, mas dentro deste cenário atual, indispensável.

Entretanto, empreender no brasil não é uma tarefa tão fácil, pois esta vinculada ao nosso comportamento social e as nossas características como um todo. 


E como reconhecemos um verdadeiro empreendedor?

Biologicamente não nascemos com a alma empreendedora, pois cada individuo possui uma personalidade própria, algo que o define. Porém outras características são aprimoradas ao longo do tempo, seja por experiências vividas ou por tentativas diversas (erros e acertos).

Esse Mix de referências e experiências acabam moldando o perfil do empreendedor e o definindo dentro do ambiente mercadológico.

Otimismo, autoconfiança, coragem, persistência, resiliência, visão. Essas características em específico definem bem o que um perfil empreendedor precisa ter. Vamos destrinchar um pouco elas:


Otimismo

Ser otimista é acreditar na realização de algo, popularmente falando é manter a fé acima de tudo. Acreditar no melhor independentemente da situação, pautado na segurança e no controle dos seus riscos e iniciativas.


Autoconfiança

Tem uma relação com o tópico acima, pois confiar em si mesmo já é determinante para ser otimista. Com uma leve diferença: valorizar suas ideias e defender suas opiniões e argumentos. Neste caso o risco acaba sendo algo calculado.


Coragem

Para arriscar, para implementar, para fazer acontecer. Sem coragem o sucesso não acontece. Neste conceito, a falha existe, mas não determina o próximo passo. 




Visão

Enxergar o problema ou impacto de uma ação, reduz significativamente as perdas no decorrer do processo, além de contribuir para desenvolver mais ideias e explorar diferentes alternativas para o sucesso.


Persistência e resiliência

As adversidades existem para fazer o empreendedor enxergar sua real capacidade, se adaptar as mudanças e acreditar na realização de algo, contribui para evolução não só do negócio, mas também do perfil deste profissional.



Passando a limpo essas características, vamos agora falar da implementação de um projeto, afinal ter uma ideia sem um planejamento, além de potencialmente dar errado, impacta diretamente na relação que você deseja construir, seja com sua marca, loja ou modelo de negócio.

Tenha em mente, algumas diretrizes para que o seu processo de empreendedorismo não se torne algo frustrante ou desastroso. Um planejamento otimizado segue algumas etapas: Segmento da sua atividade, ter um diferencial competitivo com relação a sua concorrência, saber medir/mensurar seu crescimento e o momento do seu negócio, além de contar com um suporte para direcionar suas iniciativas e investimentos.

No portal do Sebrae, alguns especialistas dão dicas incríveis de como empreender e ter o seu próprio negócio. 


COVID E NOVOS CAMINHOS

A pandemia relacionada ao novo Coronavírus, afetou drasticamente a economia global, a consequência foi o fechamento de muitas empresas e um índice de desemprego elevado. Muitos empresários e investidores, se adaptaram a essa realidade e otimizaram seus investimentos.

Outros optaram por abrir novos negócios visando oportunidades que a própria crise gerou, é o caso de Freelancers, onde a prestação de serviços passou a ser fundamental. Em virtude desse novo normal, o relacionamento com o cliente acabou se tornando peça-chave para alavancar vendas e potencializar os lucros. 




Outro serviço que passou a ter um destaque foi o de entregas, o famoso Delivery, a necessidade das pessoas continuou a mesma, alimentação, bebidas, produtos de diversas categoriais, enfim, itens diversos e de necessidades básicas. Muitos microempreendedores surgiram em prol deste formato. Seja na parte logística ou criando a demanda.

As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, modificando principalmente o seu hábito de consumo, realizando diversas atividades para fugir de certa forma do isolamento social.

Itens de decoração tiveram uma procura enorme, a necessidade de redecorar o lar, levou a dona de casa a se reinventar. Assim como desenvolver novas habilidades, principalmente na área da culinária, ou para novos negócios. Mediante a isso, itens de culinária tiveram uma grande procura neste período.

Lojista, por falar em decoração e cozinha, na Nipocenter você encontra excelentes opções e variedades em produtos e itens. Confira no nosso site.  


VENDAS EM AMBIENTE DIGITAL 

O empreendedorismo digital ganhou força também nesta época, aonde lojas fecharam portas, celulares e computadores ganharam clientes. As vendas pela internet tiveram um aumento considerável nesta pandemia. A necessidade de mudar o modelo de negócio e continuar atingindo o público, fez com que empresários e microempresários otimizassem suas vendas através de canais digitais.

Hoje o cliente está em diversos pontos de venda, seja Offline ou Online, o E-commerce (comércio digital) virou sinônimo de resultado e graças ao avanço da tecnologia, aliado a segurança e o conforto,  passaram a ser um divisor nessa nova forma de consumo e conquistar novos clientes.  




Compras a um clique e toda experiência que uma plataforma digital oferece, beneficiou lojistas e empreendedores a continuar abastecendo sua clientela e não sentir tão diretamente os impactos dessa crise econômica. 

Lembre-se: Mesmo em ambiente digital um bom planejamento se faz necessário, afinal impactar um cliente online é uma tarefa que demanda atenção e cuidado. O cliente digital precisa ter a confiança sobre o que você está oferecendo, para que o relacionamento se consolide e acabe virando algo constante dentro desse novo hábito. 

Empreender na pandemia é uma tarefa difícil, mas não impossível. Afinal como foi dito no início do texto, as crises geram oportunidades. As oportunidades por consequência alimentam os negócios e continuam aquecendo a economia.

 

E você, o que tem feito para mudar o seu cenário nesta época de crise?

Conte para nós aqui nos comentários.  😉

 





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